quinta-feira, 19 de março de 2015

Trabalho e Presença Negra na Construção de Brasília

Lunde Braghini Júnior
Da Ascom Semidh 
A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) promove, nesta sexta (20), às 16h, em parceria com o Arquivo Público do DF (ArPDF), a abertura da exposição “Trabalho e Presença Negra na Construção de Brasília”, no Salão Branco do Palácio do Buriti. A visitação será franqueada ao público a partir da segunda (23).
O evento, que terá a presença de representantes da Semidh, do ArPDF e de outros órgãos do GDF, além de convidados, marca o aniversário de 30 anos do Arquivo Público, comemorado em 14 de março, e a passagem do 21 de Março, Dia Internacional pela Eliminação da Desigualdade Racial.
"A grandiosidade arquitetônica de Brasília ganhou concretude igualmente pela bravura de tantos trabalhadores negros e suas famílias, que vêm a ser a memória da ancestralidade africana de tamanha evidência na constituição da identidade nacional", diz a secretária-adjunta de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, Vera Lúcia Santana Araújo.
A exposição conta com 20 painéis que mostram a participação da população negra no surgimento da nova capital. A concepção visual é do artista plástico brasiliense Paulo Athaíde Cavalcante. Ao passear entre as telas, o visitante vai descobrir detalhes dessa marcante presença, como a participação no dia a dia da construção da cidade de descendentes de quilombolas (escravos refugiados em quilombos).
O 21 de Março – A data celebra a jornada de luta dos negros e negras sul-africanos que, em 1960, enfrentaram a repressão policial, durante manifestação contra o apartheid, na cidade de Shaperville. O protesto contra a Lei do Passe, que colocava obstáculos para a comunidade negra circular, teve um saldo de 69 mortos e duas centenas de feridos. Seis depois, a ONU, em reunião realizada em Brasília, com a presença de representantes de 29 países, confirmou o 21 de março como marco internacional para o combate ao racismo.
Ascom Semidh
3961-1782 e 3425-4779

Nenhum comentário:

Postar um comentário