segunda-feira, 2 de abril de 2012

Filmes e livros que tratam da questão feminina com arte, delicadeza e profundidade!



            FILMES:
               
Tomates Verdes e Fritos 


Evelyn Couch é uma esposa deprimida que não tem a atenção do seu marido. Ao visitar sua tia no hospital conhece Ninny Threadgoode, uma senhora de 83 anos que adora contar histórias. Ao relatar sua vida e de sua amiga nos anos 20, a simpática senhora leva Evelyn a repensar suas atitudes perante a vida e sua passividade diante do que lhe faz mal. 


Terra para Rose e o Sonho de Rose 


     
 Os dois filmes dirigidos por Tetê Morais conta a história de uma agricultora sem terra que participou a primeira grande ocupação do país, a da fazenda Anoni, no Rio Grande do Sul e que morreu em não explicado acidente. Dez anos depois Tetê acompanha a trajetória das 1,5 mil famílias de agricultores que, depois da ocupação da fazenda Anoni, em 1985, conseguiram transformar seus sonhos em realidade. 


                         
   LIVROS:


As boas mulheres da China, autora  Xinran


Jornalista chinesa radicada na Inglaterra, que de 1989 a 1997 manteve um programa de rádio    denominado “Palavras na Brisa Noturna” e recebia cartas de mulheres de todo o país com relatos estarrecedores sobre o machismo e autoritarismo que ainda é realidade em muitos rincões da China. A autora oferece um olhar firme e ao mesmo tempo sensível sobre as vidas secretas das mulheres, suas angústias e dores.



 A História da Esposa – da virgem Maria a Madona, autora Marilyn Yalom




 Estudo das leis, das práticas religiosas, os costumes sociais e dos aspectos econômicos e sociais que afetaram diversas gerações de esposas. Destaca também as mulheres comuns que, com passar dos séculos, mudaram e lutaram contra as correntes que encontraram, afetando de maneira silenciosa o significado legal, pessoal e social do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário