segunda-feira, 23 de julho de 2012

Festival Afro-latinidades





A partir desta segunda-feira (23/7) começa a quinta edição do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana. O festival, que segue até domingo (29), aborda, desde 2008, a questão racial, com recorte de gênero, buscando debates relacionados aos desafios atuais e ao resgate do histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina e Caribe. 
Criado em 2008, o Afro-latinidades reúne na capital federal, seminários, debates, shows, feira de afro-negócios e homenagens às mulheres negras. Nessa trajetória de quatro anos, o festival debateu com políticos, artistas e articulações culturais, temas referentes às mulheres afro-brasileiras. Neste ano, o festival realiza parceria com o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que dedica sua programação artística à África e América Latina.
O Festival Afro-latinidades promove a reflexão e o debate acerca de temática mais do que necessária para a cultura afro-brasileira: a juventude negra e a violência urbana.
A escolha do tema vem da necessidade de discutir os desafios enfrentados por essa parcela vulnerabilizada da sociedade que, infelizmente, constitui a principal vítima da violência urbana e tem sido alvo predileto dos homicidas e dos excessos policiais. No Brasil, a juventude negra encabeça o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e recebem os salários mais baixos do mercado. Encabeçam, também, a lista dos desempregados, analfabetos, dos que abandonam a escola e dos que tê maior defasagem escolar.
Ainda serão temas de debates no Festival, a Diáspora Africana na América Latina e Caribe; Emprego e Renda; Saúde Integral da Mulher Negra; Cultura; Novas perspectivas para a militância feminista e os rumos do feminismo negro na América Latina; Identidade e Comunicação; Orientação Sexual e Identidade de Gênero; Educação e Racismo Ambiental na América Latina.
“Realizar o Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, para nós, significa refletir o lugar da mulher afro-descendente no Brasil e os desafios da luta contra a pobreza e o racismo, aumentando, assim, as possibilidades de dar visibilidade as mulheres negras da América Latina e Caribe”, comenta a coordenadora geral do Latinidades, Jaqueline Fernandes. Para ela, os dados que levaram à realização do Latinidades sob o tema juvenil são impactantes. “A juventude negra encabeça a lista dos desempregados e dos que têm maior defasagem escolar”, justifica a coordenadora.
"Nosso país conta com cerca de 11,5 milhões de jovens negros entre 18 e 24 anos de idade, o que representa 6,6% da população. A taxa de analfabetismo é de 5,8%. Em média, os jovens negros têm dois anos a menos de estudo do que os brancos da mesma faixa etária: 7,5 anos e 9,4 anos, respectivamente. A comparação das taxas de escolarização é um indicador de como o sistema educacional brasileiro ainda tem muito o que fazer para combater as desigualdades raciais: a proporção de crianças no ensino fundamental é de 92,7% para negros e de 95% para brancos; no entanto, somente 4,4% dos negros, de 18 a 24 anos, chegam ao ensino superior; entre os brancos, esse percentual é de 16,6%”, destaca citando dados do artigo Juventude negra e exclusão radical, de Maria Aparecida Bento e Nathalie Beghin.
A programação será distribuída por vários locais do DF, como Varjão, Paranoá, Itapuã, Cidade Ocidental, Presídio Feminino Colméia, além de uma ação em São Paulo. O objetivo do Afro-latinidades 2012 é colocar redes, universidades, coletivos e movimentos em torno no debate do jovem negro, incluindo-se representantes da América Latina e do Caribe nas discussões. O festival também traz à Praça do Museu da República, em parceira com o Cena Contemporânea, uma programação musical destacando os sons afro-latinos contemporâneos".
Vale lembrar que o Festival é também para consolidar o Dia Internacional da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, 25 de julho, criado em 1992. Um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

O Festival está em sua 5ª edição e para conferir a programação e demais notícias a respeito e baixar a publicação livro Latinidades é só clicar no link: 
http://www.afrolatinas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário