Incomodado com a quantidade de palavras preconceituosas utilizadas por seus alunos, o professor de biologia Luiz Henrique Rosa, da Escola Municipal Herbert Moses, na Zona Norte do Rio, pediu para que eles escrevessem os termos pejorativos que usavam. O resultado foi uma lista com mais de 600 palavras, sendo 360 delas de cunho racista. A discussão em sala de aula deu origem ao projeto interdisciplinar "Qual é a graça". Em reportagem ao UOL, Rosa disse que após quatro anos de projeto houve redução do bullying e das brigas entre alunos
Nesta quinta-feira (22), das 14h às 17h, a Secretaria de Educação do Distrito Federal promoveu o Fórum “Ressignificando as Práticas Pedagógicas do Ensino Religioso”. A ação foi uma proposta pedagógica do Grupo de Trabalho do Ensino Religioso, da Coordenação de Educação em Diversidade, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica da SEDF. O fórum teve como objetivo garantir o direito dos estudantes aos conhecimentos construídos historicamente pela humanidade.
O encontro apontou para a reflexão do assunto e apresentou o Caderno Temático como Componente Curricular Ensino Religioso da rede pública de ensino do DF. Para a coordenadora de Educação em Diversidade, Ana Marques, discussões como estas trazem à tona valores educacionais importantes. “Este debate, dá às escolas a possibilidade de assumir o papel de implementadora de educação religiosa na grade de ensino”.
A subsecretaria de Educação Básica, Edileuza Fernandes, avaliou o evento como norteador de práticas pedagógicas. “O tema despertou uma importante reflexão e propôs, por meio de um espaço de diálogo com professores, perceber as práticas pedagógicas que podem ser aplicadas durante as aulas de Ensino Religioso”.
Os participantes tiveram a oportunidade de compreender conceitos como laicidade, pluralidade e liberdade religiosa, em consonância com a legislação vigente, pautados nas especificidades e demandas locais. Entre os presentes, estavam os coordenadores de todas as Regionais de Ensino e representantes das unidades escolares.



.jpeg)