sábado, 25 de fevereiro de 2012

O feminismo negro de Paulina Chiziane - Adelto Gonçalves

Adelton Gonçalves escreve sobre Paulina Chiziane, escritora Moçambicana que será  presença ilustre na 1ª Bienal do livro de Brasília.

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2004/06/o_feminismo_neg.html

 "Se a literatura escrita por mulheres já é um mundo diferente, abordado por ângulos que romancistas e contistas homens dificilmente vêem, imaginemos, então, o que pode ser o mundo visto por uma mulher africana, moçambicana, ainda mais se é governado por costumes e tradições que nos soam estranhos. Esse estranho e mágico mundo é o que oferece em seus livros Paulina Chiziane, a primeira romancista de Moçambique."

O Povo Brasileiro (Matriz Tupi) 1/30

Carta Capital - O índio fora do foco da escola


 Entrevista com o professor José Ribamar Bessa Freire da UERJ

"Sucintamente, o índio na escola era uma nota de pé de página carregada de preconceitos. Se fosse uma nota de pé de página, mas correta, já teria ocorrido uma contribuição. Mas não, o índio estava fora do foco da história e, quando aparecia, era de forma preconceituosa. Eu me pergunto até que ponto essa escola não devorou a identidade dos brasileiros, na medida em que ignorou duas grandes matrizes formadoras da sociedade brasileira: a indígena e a africana."
http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/o-indio-fora-do-foco-da-historia/#.T0lmRvQPfwE.blogger

Escritores da África lusófona na 1ª Bienal do Livro de Brasília

A 1ª Bienal do Livro e da Leitura de Brasília acontecerá de 14 a 23 de abril de 2012. A programação inclui lançamentos de livros e exibição de filmes, a realização de dez seminários que discutirão temas como a busca do público pelos novos autores, a literatura da África lusófona, as novas tecnologias e a questão das biografias no Brasil. Dentro do evento, será realizado também o Fórum do Plano Nacional do Livro e da Leitura. Paulina Chiziane (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Conceição Lima (São Tomé) e Ondjaki (Angola) participarão do encontro sobre a literatura contemporânea da África lusófona. Mais informações no site do evento. http://www.bienalbrasildolivro.com.br

O Povo Brasileiro (Matriz Afro) 7/30